As empresas gastam mal em treinamento
04-03-2012 23:55
Jay Cross estudou nas universidades Princeton e Harvard, foi empreendedor na área de ensino, fundou uma universidade e escreveu diversos livros sobre aprendizado. ele falou à VOCÊ S/A
As empresas empregam mal o dinheiro que têm para treinamento?
É isso mesmo. o dinheiro é quase sempre posto em treinamentos superficiais, ministrados por consultores. é um método ineficiente. o aprendizado se dá pela troca de experiências. o mentoring é uma forma de o jovem aprender com um profissional sênior. se bem feito, o resultado é sensacional.
Qual é a diferença entre treinamento e aprendizado?
Treinar é aperfeiçoar uma habilidade que a pessoa já tem. o treinamento pode ser feito de forma rápida. o aprendizado tem a ver com desbravar uma área do conhecimento. requer tempo. Poucas empresas criam o ambiente interno que o processo de aprendizagem requer. um bom exemplo é a iBM, que há dez anos investe no que eu chamo de aprendizado social, que é basicamente possibilitar que as pessoas aprendam umas com as outras, aproveitando o conhecimento instalado na companhia. os funcionários são conectados online por meio de uma rede social interna.
Que vantagens o senhor vê no que chama de aprendizado social?
Os profissionais conseguem, juntos,encontrar soluções para questões que muitas vezes escapam a um especialista. é comum em empresas de tecnologia. em organizações que têm escritórios em diversos países, é possível dividir o trabalho de forma mais eficiente e operar 24 horas, sete dias por semana. isso permite que o trabalho seja feito mais rápido e com a mesma qualidade.
Se a empresa não opera dessa forma, como o funcionário pode se beneficiar desse mecanismo?
Ele deve criar sua própria rede de relacionamentos. esse exercício implica encontrar gente, dentro e fora da companhia, que tenha interesse em conhecer, e evitar quem não agrega conhecimento. Há pessoas que são tóxicas, que não estão dispostas a trocar. esse tipo não serve para a rede de contatos.
Qual o melhor jeito de capacitar os funcionários?
Em vez de dizer o que devem aprender, a empresa precisa promover a conversa produtiva, a troca de experiências, informalmente. Para isso, as organizações devem apostar em plataformas digitais. Parece um exercício bobo, mas, numa companhia com 1 000 empregados, as pessoas de diferentes áreas não se conversam.
É isso mesmo. o dinheiro é quase sempre posto em treinamentos superficiais, ministrados por consultores. é um método ineficiente. o aprendizado se dá pela troca de experiências. o mentoring é uma forma de o jovem aprender com um profissional sênior. se bem feito, o resultado é sensacional.
Qual é a diferença entre treinamento e aprendizado?
Treinar é aperfeiçoar uma habilidade que a pessoa já tem. o treinamento pode ser feito de forma rápida. o aprendizado tem a ver com desbravar uma área do conhecimento. requer tempo. Poucas empresas criam o ambiente interno que o processo de aprendizagem requer. um bom exemplo é a iBM, que há dez anos investe no que eu chamo de aprendizado social, que é basicamente possibilitar que as pessoas aprendam umas com as outras, aproveitando o conhecimento instalado na companhia. os funcionários são conectados online por meio de uma rede social interna.
Que vantagens o senhor vê no que chama de aprendizado social?
Os profissionais conseguem, juntos,encontrar soluções para questões que muitas vezes escapam a um especialista. é comum em empresas de tecnologia. em organizações que têm escritórios em diversos países, é possível dividir o trabalho de forma mais eficiente e operar 24 horas, sete dias por semana. isso permite que o trabalho seja feito mais rápido e com a mesma qualidade.
Se a empresa não opera dessa forma, como o funcionário pode se beneficiar desse mecanismo?
Ele deve criar sua própria rede de relacionamentos. esse exercício implica encontrar gente, dentro e fora da companhia, que tenha interesse em conhecer, e evitar quem não agrega conhecimento. Há pessoas que são tóxicas, que não estão dispostas a trocar. esse tipo não serve para a rede de contatos.
Qual o melhor jeito de capacitar os funcionários?
Em vez de dizer o que devem aprender, a empresa precisa promover a conversa produtiva, a troca de experiências, informalmente. Para isso, as organizações devem apostar em plataformas digitais. Parece um exercício bobo, mas, numa companhia com 1 000 empregados, as pessoas de diferentes áreas não se conversam.
Fonte: Revista VOCÊ/SA