Como funciona o processo de coaching na prática.

26-07-2020 18:08
 
Como funciona o processo de coaching na prática. 
 
O processo é dividido em sessões de, em média, 1 hora de duração e é terminado, geralmente, na décima sessão. Mas, a depender do caso, pode ser estendido por mais tempo. Durante as sessões, o coach usa técnicas e ferramentas adequadas a cada objetivo do coachee, guiando-o por meio de perguntas.
 
Essas questões são aplicadas com o intuito de fazer com que o cliente atendido atinja seu autoconhecimento, elimine suas crenças limitantes, tenha mais clareza na tomada de decisões e consiga realizar as ações de que precisa para atingir o seu estado desejado. Um coach profissional usa técnicas e ferramentas já testadas e certificadas por institutos internacionais de coaching. Elas vão desde a parte comportamental até formações específicas para o tipo de atendimento que o coach está realizando. Além dessas ferramentas, um coach precisa conhecer muito o mercado que está atendendo.
 
Como é uma sessão de coaching?
 
O coaching é um trabalho em quatro mãos. A sessão é uma conversa honesta e sincera entre você e seu coach. Estas conversas terão como objetivo principal fazer você sair do estado atual e chegar no estado futuro (desejado). O coach vai solicitar tarefas entre as sessões, aplicar as técnicas e ferramentas necessárias, e sempre fazer muitas perguntas. Afinal, ele parte do princípio que as respostas estão dentro de você. O trabalho do coach é motivar o cliente a criar soluções e respostas. Desta forma você aprende, internaliza e passa a agir de modo diferente.
 
Ferramentas utilizadas no processo de coaching
 
As ferramentas de coaching são determinados instrumentos utilizados com o indivíduo visando a realização de alguma tarefa ou atingir determinado resultado. Provém de diversas ciências como Psicologia, Administração de Empresas, Gestão de Pessoas, Marketing e/ou provenientes do próprio Coaching. Estão constantemente em processo de aprimoramento, em constante evolução.
 
As ferramentas de coaching são a base da atuação do coach que, as utiliza para identificar quais são as maiores dificuldades ou os objetivos do coachee, determinando quais os melhores caminhos para percorrer em prol deste objetivo. Elas norteiam a atuação do coach em relação ao seu coachee com o foco na melhoria continua de resultados positivos. Vale ressaltar que as ferramentas utilizadas no coaching são cientificamente validadas, comprovadas, além de serem dinâmicas ao ponto de serem efetuadas individualmente ou em equipe.
 
Alguns exemplos de ferramentas de coaching:
 
Roda da Vida: Trata-se de uma ferramenta de autoconhecimento, onde o próprio indivíduo classifica todas as áreas de sua vida em respeito de sua satisfação pessoal em relação a cada um deles e identifica quais das áreas necessitam de maior atenção assim como quais áreas podem influenciar positivamente as outras, sendo estas áreas: pessoal, emocional, profissional, espiritual, familiar, social, financeira, familiar, etc.
 
Ganhos e Perdas: Esta é uma ferramenta para tomada de decisão, muito importante no universo coaching. Estamos habituados a pensar e sempre o que eu ganho se obtiver determinada “coisa” e o que eu perco se não obtiver isto, porém nessa ferramenta o indivíduo é levado a pensar que para cada atitude existe um ganho e uma perda, tanto se executá-la quanto se não a executar.  Esta, faz com que o indivíduo juntamente com o direcionamento do coach profissional pense, elabore, descubra e análise todos os resultados de uma decisão, as vantagens e desvantagens, e qual decisão é mais indicada par ao momento.
 
Crenças Limitantes e Fortalecedoras: Esta ferramenta aborda a um lado sensível do relacionamento coach/coachee, por se tratar daquilo em que o indivíduo acredita com sentimento, com emoção, tem como verdade um pensamento já inserido na sua personalidade. Estas crenças, estas verdades, estas certezas podem ser limitantes, que são as que não colaboram para o desenvolvimento do Ser, apenas atrapalham o processo de evolução ou; podem ser fortalecedoras, são aquelas certezas que alavancam o indivíduo como Ser e o impulsionam a atingir seus objetivos através da resiliência. Nessa ferramenta de apoio ao coach e seu processo com o coachee, devem ser identificadas as crenças limitantes e transformá-las em crenças fortalecedoras.
 
Valores: Esta ferramenta aborda o autoconhecimento, a definição de Ser do cliente, seja ele indivíduo ou corporação. Aqui, são identificados os reais motivos aos quais são regidas suas atitudes, o que este individuo/corporação tem de mais importante para si e quais são as bases das suas tomadas de decisão. Também são identificadas as razões ao qual sente-se ofendido ou reconhecido pelo meio.
 
Quanto tempo demora o processo de coaching?
 
Depende muito da sua necessidade. Geralmente um pacote é fechado com 10 sessões, sendo uma sessão por semana, porém isto pode variar dependendo da disponibilidade de agenda, sua ou do coach. Alguns processos podem durar até 6 meses e outros nem tem um número de sessão definido. É importante ter um espaço de tempo entre as sessões para você "digerir" o que foi trabalhado na sessão e tempo para cumprir as tarefas que você se comprometeu para a próxima sessão.
 
Um período muito longo entre as sessões também não é muito indicado, pois você pode acabar perdendo o foco e a linha de evolução do processo. O ideal é estabelecer um número de sessões condizente com os seus objetivos e ter um prazo médio entre as sessões bem estabelecido.
 
M.e. Alessio Sandro