Como o Empreendedor e sua equipe devem fazer para sobreviver nesta pandemia

12-05-2020 11:46

Diante da situação que vem assolando o mundo com o COVID19, o Empreendedor vem passando por grandes desafios e ajustes na gestão para manter o equibrio da empresa. 

Avaliando o mercado, o Consultor Empresarial M.e. Alessio Sandro* apresenta algumas dicas que podem ser atribuidas ao processo de gestão de uma equipe de trabalho para obter um melhor resultado .

1 - Defina objetivos claros

O sucesso no gerenciamento de qualquer equipe começa em objetivos bem definidos. Deixe claro para todos quais são os objetivos a serem alcançados, assim como metas individuais e coletivas.

2 - Estabeleça uma rotina

O excesso de liberdade pode comprometer a produtividade. Para que isso não aconteça, estabeleça uma rotina a ser seguida por todos. Aponte quais são os resultados desejados pela empresa e dê flexibilidade para que os profissionais trabalhem da melhor forma possível.

3 - Planeje-se para imprevistos

Seguir um planejamento é imprescindível para o gerenciamento de equipes a distância. É importante que o gestor também apresente a capacidade de resolução de problemas, definindo antecipadamente ações para eventuais problemas. Convocar os seus profissionais sempre que aparecer uma questão inesperada e urgente não é uma boa prática. O gestor também deve seguir uma rotina e não deve interrompê-la para solucionar os seus problemas.

4 - Tenha encontros periódicos

Mesmo que o trabalho remoto funcione plenamente, é recomendado fazer encontros presenciais periodicamente, para fortalecer os laços entre os gestores e equipe, para avaliar se tudo está correndo de acordo com o planejado. Pode ser por videoconferência. Sem falar que essas reuniões também ajudam a aumentar a interação entre os membros do time, fazer avaliações de feedback e conceder premiações para quem obter os melhores resultados.

5 - Determine os meios de comunicação

Os processos e meios de comunicação devem estar muito bem definidos no gerenciamento do trabalho remoto, do contrário pode haver falhas de comunicação, erros nas tarefas e queda na produtividade. Todos precisam saber como contatar o gestor e como documentar o trabalho realizado.

6 - Esteja presente

Gerenciar à distância não significa ser um gestor ausente. A equipe tem que saber que existe um profissional à sua disposição que vai facilitar o seu trabalho, determinar ações e promover o alinhamento de estratégias. Ofereça ferramentas para organizar o planejamento e execução do trabalho, a produtividade e as entregas. Compartilhe os principais tópicos após cada reunião. Para não gerar dúvidas e criar uma equipe de confiança, compartilhe os acontecimentos com todos da equipe.

7 - Estabeleça normas

Determine horário de trabalho e organize intervalos para almoço. Além disso, alinhe as expectativas sobre tempo de resposta (por exemplo, e-mail respondido em até 30 minutos). Se pretende fazer reuniões à distância, avise quais tecnologias pretende usar.

* M.e. Alessio Sandro é Administrador e Psicólogo da Praemium Consultoria 
*Fontes: Rock Content e Época Negócios