Construção Civil foi o setor que mais gerou empregos no Estado

17-01-2011 04:09

O setor tem um saldo positivo formado por 4.572 contratações profissionais com carteira assinada.

A Construção Civil foi a atividade econômica que mais gerou empregos em Alagoas este ano. Segundo o levantamento mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, até novembro, o setor tem um saldo positivo formado por 4.572 contratações profissionais com carteira assinada. Em segundo lugar vem o Comércio, que entre admissões e demissões, detém um saldo positivo formado por 3.558 empregos e o setor de Serviços que absorveu 3.121 trabalhadores.

De acordo com a pesquisa, nos onze meses do ano, cerca de 122,7 mil profissionais foram admitidos pelas empresas do Estado contra um total 116,4 mil demitidos. Dessa forma, o mercado formal de trabalho alagoano ficou com um saldo positivo de 6.327 empregos – o que representou um aumento de 2,09% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados do Caged indicam que houve uma expansão de 22,71% na geração de emprego pela Construção Civil, em relação à novembro de 2009. O número de postos de trabalho criados pelo Comércio, por sua vez, cresceu 5,73%, e o de Serviços registrou incremento de 3,47%.

Na contramão desse crescimento, a Indústria da Transformação e a Agricutura foram as atividades econômicas que apresentaram as maiores retrações na geração de postos de trabalho, com quedas de 4,54% e 2,40%, respectivamente.

O segmento da Indústria da Transformação que mais se retraiu na geração de empregos foi o ramo de Produção de Alimentos e Bebidas, do qual faz parte as empresas produtoras de açúcar do Estado. O grupo registrou saldo negativo de 4.961 empregos até novembro, com 47.196 contratações e 52.157 desligamentos. Já as atividades agrícolas também tiveram menos admissões que demissões, com saldo negativo formado por 231 desempregados.

Novembro

A pesquisa aponta que em novembro foram criados 4.134 empregos celetistas em Alagoas – o que representou um crescimento de 1,36% em relação ao mês de outubro. Segundo o Caged, em termos absolutos e relativos, o desempenho de Alagoas no mês foi o segundo melhor de sua série histórica para o período desde 1999, sendo que o Estado apresentou a maior taxa de crescimento do emprego no País em novembro.

Vale ressaltar que este índice de crescimento reflete a sazonalidade das contratações da safra de cana-de-açúcar, o início da alta temporada turística e o crescimento da demanda do consumo no final do ano, que sempre costumam inflar o número de contratações no Estado no período entre setembro e dezembro. Já a partir do mês de janeiro, é sempre esperada uma queda grande no número de contratações e um saldo negativo de desemprego.

Autor: tudonahora.com.br