Geração Y: O empreendedor iniciante de sucesso

14-11-2011 00:17

 Silva, Alessio Sandro[1]

Geração Y: O empreendedor iniciante de sucesso

________________________________________

Resumo:

Na conjuntura atual, o mundo vive o momento da geração Y que produzem modelos de negócios antes imagináveis  e das organizações 2.0 que abraçam novos conceitos sem medo de serem felizes, proporcionando a execução do empreendedor iniciante a gerar novos startups. Gestão sem vícios ou preconceitos. Essa é a geração Y.

Palavras chaves: Geração Y, empresa 2.0, negócio, empreendedorismo.

 

Abstract:

At the current juncture, the world is the moment of generation Y that produce business models imaginable before 2.0 and the organizations that embrace new concepts without fear of being happy, giving the performance of the novice entrepreneur to generate new startups. Management without vices or prejudices. This is Generation Y.

Keywords: Generation Y, enterprise 2.0, business, and entrepreneurship.

 

Revisão Literatura

A Harvard Business Scholl considera que o empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor. Já o Babson College, define o termo de forma ainda mais abrangente onde “empreendedorismo é uma maneira holística de pensar e de agir, sempre com obsessão por oportunidades, e balanceada por uma liderança”.

Para Joseph Schumpeter (1949) empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização,ou pela exploração de novos recursos ou materiais.

Mediante contexto acima podemos perceber então, que toda empresa começa pelo empreendedor onde sendo ele a razão de ser da história toda. Martin Varsavsky define o que é um empreendedor: é uma pessoa tentando encontrar o seu lugar no mundo. Então se você ainda está tentando encontrar o seu lugar no mundo, esse texto é para você. Quem sabe empreender seja o seu caminho.

Segundo COZZI (2004) Cada um é senhor da sua vida profissional e as motivações para empreender podem ser as mais variadas possíveis. Agora se você ainda não encontrou algo pelo qual trabalhou apaixonadamente, se ainda está em busca do seu lugar no mundo e quer fazer algo a respeito, se está disposto a correr os riscos e no final da história ainda ganhar um dinheirinho, de repente seja a hora de você considerar trilhar o caminho do empreendedorismo.

Agora para trilhar este caminho é necessário poder entender a diferença entre idéia e oportunidade pois é uma das grandes causas de insucesso. A confusão é muito comum entre os empreendedores iniciantes.

Identificar e agarrar uma oportunidade é, por excelência, a grande virtude do empreendedor de sucesso. É necessário que o pré-empreendedor desenvolva essa capacidade, colocando em prática de forma rápida e segura.

Atrás de uma oportunidade sempre existe uma idéia, mas somente um estudo de viabilidade, que pode ser feito através do Plano de Negócios, indicará seu potencial de transformar-se em um bom negócio.

Todo jovem empreendedor necessita saber o que quer. Ter foco para não querer abraçar os problemas do mundo e, evidentemente, um espírito empreendedor, o que nem todos possuem. Ter conhecimento adequado para empreender e ser um líder que respeita a equipe, que consegue trazer as pessoas para seu projeto, que inspire e encoraje quem está ao seu redor e isso só com um profundo comprometimento, comportamento ético e criatividade para enfrentar os problemas.

O perfil do empreendedor de sucesso é formado por algumas características conforme Dornellas (2004).

• Possuir motivação pelo desejo de realizar;

• Disposição de correr riscos;

• Possuir capacidade de análise;

• Necessidade de liberdade para agir e para definir suas metas e os caminhos para atingi-las;

• Saber aonde quer chegar; confiar em si mesmo, sempre com alto comprometimento;

• Não depender dos outros para agir; porém, sabe agir em equipe e liderar;

• Ser otimista, sem perder o contato com a realidade;

• Ser flexível sempre que preciso;

• Saber administrar suas necessidades e frustrações, sem por elas se deixar dominar;

• Ser capaz de manter a auto-motivação, mesmo em situações difíceis;

• Ser persistente e determinado.

• Ser capaz de aceitar e aprender com seus erros e com os erros dos outros;

• Ser capaz de recomeçar, se necessário;

• Manter a auto-estima, mesmo em situações de fracasso;

• Ser capaz de exercer liderança, de motivar e de orientar outras pessoas com relação ao trabalho;

• Ser criativo na solução de problemas;

• Ser capaz de delegar;

• Dirigir sua agressividade para a conquista de metas, a solução de problemas e o enfrentamento de dificuldades;

• Ter prazer em realizar o trabalho e em observar o seu próprio crescimento;

• Ser capaz de administrar bem o tempo, e acima de tudo, conhecer muito bem o ramo que atua.

Com o perfil arraigado é hora de identificar as tendências de mercado. Como a nossa economia brasileira vem sido aquecida desde 2009, na conjuntura atual até 2015 segundo SEBRAE poderemos está identificando algumas tendências empreendedoras como: aumento da classe “c”, redução da desigualdade, aumento da expectativa de vida, avanço das mulheres no mercado de trabalho, expansão de serviços, negócios associados a; saúde, educação, serviços pessoais, serviços para idosos, qualidade de vida.

Considerações Finais:

Hoje, as organizações  estão vivendo a empresa 2.0 que abandona velhas culturas e que abraça novos conceitos sem medo de ser feliz com o novos gestores que passam a criar novos startups ao seu modo, com novos modelos de negócios, novos processos de criação, novos modelos de gestão... Gestão sem vícios ou preconceitos, desencadeando todo espírito empreendedor existente no individuo alocado na empresa. Essa é a geração Y.

Bibliografia:

COZZI, Afonso Otávio. A organização empreendedora: um estudo de caso no grupo Gerdau – PUC Belo Horizonte, 2004.

Endeavor – www.endeavor.org.br – Instituto Empreendedor Endeavor Brasil.

Programa Empreendedorismo – IBQ Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade - https://ibqp.org.br/empreendedorismo .

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Micro Empresas - www.sebrae.com.br .

Presidential Summit on Entrepreneurship – American Government https://www.america.gov .

DORNELAS – www.planodenegócios.com.br – Portal de Empreendedorismo .



[1] SILVA, Alessio Sandro é Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora – Pt, Pós Graduado em Gestão de Pessoas, Pós Graduado em Gestão Pública, Pós Graduado em Marketing, Pos Graduado em Violência Doméstica. É Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas  e Psicologia pela Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC. É professor Univirsitário dos cursos de Administração, Pedagogia e Contabilidade. É Consultor/Instrutor do SEBRAE-AL e Diretor Executivo da Mentory Consultoria e Acessoria de Negócios Ltda.