Municípios do Agreste discutem fortalecimento econômico da região

27-10-2014 22:46

Evento divulga ações do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) nos municípios do Agreste

Na última quinta-feira (23), o Seminário de Desenvolvimento Econômico e Territorial do Agreste, promovido pelo Sebrae em Alagoas em parceria com a Prefeitura Municipal de Craíbas, reuniu prefeitos, secretários municipais, Agentes de Desenvolvimento Local e lideranças dos municípios de Craíbas, Arapiraca, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Igaci e Major Izidoro. Realizado na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, o evento contou também com a presença do vice-governador eleito de Alagoas, Luciano Barbosa.

 

Esses municípios estão inseridos no Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) Craíbas e Entorno, desenvolvido pelo Sebrae em Alagoas, e estão sendo impactados com a implantação da Mineradora Vale Verde na região. Dessa forma, o objetivo do evento foi divulgar as ações do programa, que pretendem minimizar os impactos sociais decorrentes da nova realidade social e econômica nesses territórios.

 

“A maioria desses municípios não está preparada para atender a demanda de fornecimento de serviços e produtos que um grande empreendimento como esse necessita. O papel do Sebrae é identificar quais as carências de cada município e estimular a abertura dos micro e pequenos negócios, fortalecendo a economia local”, afirmou o gerente do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, Arestides Bezerra.

 

Na abertura do seminário, a coordenadora do DET Craíbas e Entorno, Zélia Azevedo, apresentou a metodologia do projeto, os eixos de atuação e como serão desenvolvidas as ações durante os dois anos de execução do plano. Ela reforçou a importância do estabelecimento de uma Rede de Cooperação Pública e Privada entre todos os parceiros que estão contribuindo para o fortalecimento da economia, a geração de emprego e a sustentabilidade desses municípios.

 

 

Diagnóstico

 

 

De acordo com a coordenadora Zélia Azevedo, desde julho deste ano, o Sebrae iniciou um diagnóstico nos sete municípios inseridos no Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) Craíbas e Entorno para identificar quais atividades podem ser estimuladas na região para fomentar a economia.

 

“Ainda estamos analisando os dados do diagnóstico, mas foi identificada que a atividade primária, na maioria deles, é o comércio. Uma das finalidades do DET é estimular esse setor nos municípios para que o fornecimento de alimentos, fardamento, material de escritório, serviço de hospedagem e outras demandas gerados pela mineradora sejam absorvidas nas próprias cidades, fortalecendo o comércio local”, explicou a coordenadora.

 

Durante o Seminário de Desenvolvimento Econômico do Agreste, também foi elaborado um Plano de Ação de acordo com as potencialidades e carências dentro do contexto social e econômico de cada município, apontadas pelos seus representantes.

 

 

Palestra

 

 

Após a apresentação do DET Craíbas e Entorno, o vice-governador eleito de Alagoas, Luciano Barbosa, ministrou uma palestra sobre o Desenvolvimento Econômico do Agreste. Ele afirmou que o principal motivador do desenvolvimento econômico de uma região é a circulação de mercadorias. Porém, esse crescimento só acontece quando a riqueza de um lugar não está concentrada nas mãos de poucas pessoas.

 

Por meio de uma retrospectiva histórica, Luciano Barbosa explicou que o crescimento de Arapiraca, município do qual foi prefeito, deu-se justamente porque a estrutura fundiária da região, no auge da produção do fumo, estava dividida entre grandes, médias e pequenas propriedades de terra.

 

“A economia descentralizada proporcionou a distribuição de renda, e esse foi o grande segredo para o crescimento da cidade. Todo mundo tinha uma plantação de fumo que produzia recursos financeiros a serem trocados por necessidades essenciais, como alimentação, roupa, calçados. Ou seja, havia a circulação de mercadorias”, explicou o vice-governador eleito e ex-prefeito de Arapiraca.

 

Luciano Barbosa afirmou que é preciso fortalecer o associativismo e o cooperativismo nos municípios pequenos, impulsionando as potencialidades de cada região. “Temos que trabalhar as potencialidades do presente, mas com o olho no futuro. E o Sebrae tem um papel fundamental nesse processo, porque executa ações voltadas para os micro e pequenos negócios”.

 

 

DET em Alagoas

 

 

A gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT) do Sebrae em Alagoas, Fátima Aguiar, afirmou que a metodologia do DET visa dinamizar os negócios nos municípios, ofertando capacitações e consultorias para que a população local possa absorver o máximo possível das vantagens que um empreendimento proporciona aos territórios - como a Mineradora Vale Verde em Craíbas e região.

 

Fátima Aguiar informou que, atualmente, o Sebrae está desenvolvendo o DET Craíbas e Entorno e o DET de Pequenos Negócios de Coruripe e Cidades Vizinhas, com o qual estão envolvidos doze municípios do litoral sul de Alagoas.

 

No próximo ano, outros seis projetos DET serão implementados no estado, beneficiando as regiões do Vale do Mundaú e Vale do Paraíba; Microrregião da Bacia Leiteira; Microrregião Norte; Região Metropolitana de Maceió; Regiões Urbanas de Baixa Renda da Periferia de Maceió; e o Sertão, onde serão beneficiados 22 municípios no entorno do Canal do Sertão.

Fonte: Agência Sebrae/Alagoas