Por mais atenção no trabalho

25-06-2013 01:53

Todo mundo sabe como as distrações no trabalho funcionam: um e-mail aqui, um telefonema ali, os colegas querendo contar sobre o fim de semana… Ao mesmo tempo, as pessoas têm de terminar importantes projetos que necessitam de atenção extrema.

Estudos acadêmicos mostram que o trabalhador de um escritório se distrai, em média, a cada três minutos. Segundo Gloria Mark, professora da Universidade da Califórnia, são necessários 23 minutos para que a concentração volte completamente.

As empresas tentam lidar com esse problema de diferentes maneiras. Uma das táticas é reduzir o número de projetos por pessoa e orientar os funcionários a usar o telefone e o e-mail apenas quando for necessário. No eBay, o diretor de organização e desenvolvimento Lacy Roberson proibiu que as pessoas usassem aparelhos móveis durante as reuniões. Na Intel, os funcionários começaram a testar um programa que impede distrações virtuais.

Isso não acontece apenas no trabalho. Crianças e adolescentes sofrem cada vez mais problemas de concentração e distração. Uma ideia para combater isso pode ser o programa SelfControl, que bloqueia o acesso a sites como Facebook e Youtube durante um determinado período.

Duas técnicas também podem ajudar a diminuir a distração no trabalho. Se você precisa da atenção dos outros, comece uma reunião com questões e perguntas que só serão respondidas no final.

Se você quiser aplicar isso no trabalho cotidiano, considere cada projeto como uma meta a ser superada, assim, não há espaços para distrações. Você não pode deixar que telefones, e-mails ou os colegas o afastem do seu objetivo.

Fonte: Portal Forbes Brasil